Contexto
Nos últimos tempos, o RGPD tornou-se um dos temas mais importantes no dia-a-dia de uma empresa e, com isso, surgiu a necessidade de ajustar os processos existentes para atender às políticas legais, o que trouxe alguns desafios.
O RGPD não se trata apenas de saber que dados dos clientes são armazenados, mas também para que fins estes dados podem ser utilizados (para que finalidades o cliente deu a sua permissão para que os seus dados sejam utilizados). Essa informação precisa de ser explicitamente recolhida junto do cliente.
Sendo um sistema CRM, o Siebel está profundamente ligado a este tema, considerando que estamos a falar de um sistema onde os dados dos clientes são armazenados, aproveitando o Siebel para desempenhar um papel importante nestas mudanças.
Tendo a capacidade de comunicar com diferentes sistemas e dispositivos, o Siebel fornece a capacidade de fazer a integração com dispositivos de assinatura (através de APIs) que podem ajudar as empresas a recolher os consentimentos do cliente (preferências e permissões) juntamente com a assinatura do cliente, o que pode trazer uma segurança extra para a empresa.
Em vez de utilizar o cursor do mouse para 'desenhar' uma assinatura (o que provavelmente resulta numa assinatura ilegível), pode ser utilizado um dispositivo onde o cliente possa utilizar uma caneta adequada para inserir a sua assinatura. Essa assinatura pode ser transmitida em tempo real ao Siebel, usando um 'HTML Canvas Element'.
Adicionalmente, a assinatura recolhida pode ser incorporada nos respetivos documentos gerados, utilizando, por exemplo, o BI Publisher.
O que é necessário?
- Aplicação Siebel com OpenUI;
- Dispositivo de assinatura com API acessível /utilizável
Pré-Requisitos
Existem duas applets diferentes associadas à característica de assinatura em Siebel:
- Applet para permitir que a assinatura seja capturada;
- Applet para permitir que a assinatura seja exibida.
URLs para descobrir como configurar estas applets em Siebel OpenUI:
- https://docs.oracle.com/cd/E58886_01/books/LSSIA/LSSIARecordCalls14.html
- https://docs.oracle.com/cd/E88140_01/books/LSSIA/LSSIARecordCalls20.html
Observação: Certifique-se de que a assinatura pode ser recolhida (utilizando o rato) e renderizada usando as applets Siebel.
Como fâze-lo funcionar?
Uma vez preenchidos os pré-requisitos, podemos fazer uso do 'HTML Canvas Element', referido atrás.
Para fazer a integração entre a Siebel e o respetivo dispositivo de assinatura, devem ser seguidos os seguintes passos:
- Depois de escolher o dispositivo de assinatura a ser usado, ler a documentação da API, e mover as bibliotecas relevantes para a pasta correspondente do Siebel (alguns dispositivos podem exigir uma instalação simples);
- Editar o ficheiro do Physical Renderer (JavaScript) associado à applet usada para capturar a assinatura e remeter à API os ficheiros a importar:
- Use a função API adequada para detetar / estabelecer uma ligação e lançar o dispositivo de assinatura;
- Nesta altura, a ação deve ser movida para o dispositivo de assinatura, onde o cliente vai assinar. O Siebel estará à espera das entradas do dispositivo de assinatura.
- Use a função API adequada para obter a assinatura sendo desenhada no dispositivo para Siebel;
- Pode ser comunicado em tempo real ou
- Pode ser comunicado quando a assinatura for confirmada pelo cliente no dispositivo;
- Use a função API adequada para devolver o controlo ao Siebel quando:
- O cliente confirmou a assinatura ou
- Cliente cancelou o processo de assinatura.
- Use a função API adequada para detetar / estabelecer uma ligação e lançar o dispositivo de assinatura;
Nota: As funções API disponíveis vão depender do dispositivo escolhido.
- Guarde as alterações e lance a aplicação Siebel, certificando-se de que o ficheiro alterado (PR) é atualizado no browser (clear cache).
O dispositivo de assinatura está pronto a ser utilizado e será lançado quando a applet de captura Siebel for acedida.
Prós e Contras
Prós | Contras |
Qualidade da assinatura captada | Custos de aquisição dos dispositivos |
Melhora a experiência do cliente | |
Reduz o tempo de implementação | |
A informação reside no sistema CRM |
Observação final: Existem alguns dispositivos de plug and play que atuam como um rato e que vêm com uma caneta. Estes são geralmente mais baratos do que os dispositivos de assinatura adequados, no entanto, para este fim, não os recomendamos, uma vez que estes dispositivos consideram todo o ecrã como área de entrada (como um mouse faria) e não apenas a área de entrada adequada para a assinatura. Reduzirá muito a qualidade da assinatura capturada e deteriorará a experiência do cliente.